Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

Mandala Mágicas

Relaxar-se de modo criativo! Faça uma Mandala Mágica!

Pintar mandalas é relaxante, meditativo, criativo – e agora também decorativo. É divertido e desenvolve a própria criatividade. Escolha as suas cores favoritas e comece a pintar! Mas o que se pode fazer com as mandalas depois de as pintar? As mandalas são modelos perfeitos para a técnica de transferência de imagens ao FIMO. Podem ser utilizadas para criar bonitos objetos de decoração. Quer seja como porta-copos, tampas de garrafas ou ímanes: os motivos coloridos podem ser utilizados para todos os tipos de aplicações.
Instruções passo a passo

1. Com o Mandala Creator poderá criar o seu próprio modelo de mandala. Na nossa página inicial encontrará a explicação de como começar o seu design com muitos exemplos:

—Criar a sua Mandala aqui!—

Se deseja fazer pequenos objetos, por ex. ímanes de frigorífico com um diâmetro de menos de 5 cm, aconselhamos selecionar não mais de 3-4 camadas para o seu motivo. Para objetos maiores, pode escolher no máximo 6 camadas. Quando terminar de desenhar as suas mandalas, guarde e descarregue-as e, de seguida, imprima-as. Neste caso, o tipo de impressora a utilizar não é relevante. Para pintar, um papel de cópia ligeiramente mais pesado e liso, por ex. de 100 g/m², é o mais adequado.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

2. Pinte os seus motivos feitos no Mandala Creator ao seu gosto com lápis de cor. Pode escolher tons que abrangem toda a gama de cores ou limitar a sua escolha a tons quentes ou frios, segundo a utilização que deseje dar e o seu gosto. Se alternar entre cores claras e escuras, terá um motivo com fortes contrastes. Os contornos claros do modelo devem ser tracejados com um lápis de cor escura.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

3. Faça a varredura do motivo no scanner depois de colorido e reduza o tamanho conforme necessário.

Exemplo para os porta-copos Mandala Mágica:
O cortador deve ter um diâmetro de 9 cm.
Portanto, o tamanho do motivo deve ser de 8,5 cm.
Exemplo para os ímanes:
O cortador deve ter um diâmetro de 3,5 cm.
Portanto, o tamanho do motivo deve ser de 3,2 cm.

Com um programa adequado (por exemplo, Word, Illustrator), copie os seus motivos no tamanho necessário quantas vezes desejar num documento A4. Imprima-o em papel de cópia de 80 g/m² utilizando uma impressora a laser.
Atenção: não utilize uma impressora de jato de tinta, porque não irá funcionar para esta técnica. Recorte os motivos do mesmo tamanho que o cortador.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

4. Para obter um disco grande e três pequenos, abra uma placa de um bloco de FIMO soft branco e um bloco numa cor que combine com a mandala (neste exemplo utilizamos verde maçã no nível 1 da máquina para massa de modelar.

Dica:
Limpe os rolos da máquina para massa de modelar com papel de cozinha ou uma toalhinha húmida antes de utilizá-la para outra cor de massa.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

5. Sobreponha as duas placas, coloque uma folha de papel transparente ou papel vegetal no topo e passe o roll-on acrílico por cima para garantir uma superfície totalmente lisa.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

6. Para o porta-copos, corte um disco na placa com o cortador grande.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

7. Para os ímanes, corte os discos com um diâmetro de 3,5 cm da placa verde. De seguida, corte um disco menor no centro dos discos verdes para os ímanes. Agora, coloque cada disco verde sobre uma placa de FIMO branco. Corte novamente o conjunto sobreposto com o cortador de formato maior.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

8. Coloque o seu motivo de mandala no centro do lado branco do disco do FIMO. Alise com o dedo para aderir o papel e verifique se não há bolhas de ar.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

9. Após cerca de 15 minutos, retire o papel com cuidado. O motivo foi transferido para o FIMO. Repita o procedimento para os outros discos. Leve os discos a endurecer no forno a 110°C por 30 minutos.

Dica:
As cópias a laser devem ser utilizadas dentro de 2 a 3 dias depois de impressas. Desse modo, garante-se a intensidade máxima da cor transferida para o FIMO.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

10. Depois de esfriar, alise as bordas com a esponja abrasiva.

Atenção: não lixe sobre o desenho na parte superior.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

11. Remova qualquer pó da lixa com um pano e, de seguida, vede com verniz brilhante. Isso acrescentará vivacidade às cores e protegerá o seu novo objeto de desgaste.

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

Material necessário:

FIMO soft 8020 Massa de modelar de endurecer no forno – Branco
FIMO soft 8020 Massa de modelar de endurecer no forno – Maçã verde
FIMO 8703 Verniz brilhante – Blister contendo 1 frasco, 10 ml, com pincel na tampa
Rolo de acrílico
FIMO Kit Grind’n polish – Blister Conjunto de esponjas para polimento, com 3 grãos diferentes, para tratamento das superfícies de FIMO endurecidas (fino / “super fino” / “microfino”
FIMO 8700 22 Termómetro para forno – Blister 8700 22 1

Também necessita:

superfície de trabalho lisa (vidro ou cerâmica), tesoura, papel, papel vegetal, cortadores de 9 cm, 3,5 cm e 1 cm de diâmetro, ímanes de Ø 1 cm.

Equipamento técnico: computador, scanner, impressora a laser (ou faça as cópias numa copy-shop)

Comprarfimo.pt mandala magica fimo 12

Mais tutoriais? Aqui!

Publicações relacionadas

Se gostou de ler este tutorial de Fimo, explore os nossos outros tutoriais e ideias com Fimo: